sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Você conhece o Mat Pilates?

A resposta de muitas pode ser sim, mas ainda há um número considerável de pessoas que não conhece ou conhece superficialmente o Mat Pilates.
O método Pilates foi criado por Joseph Pilates no começo da década de 1920 e inicialmente se chamava Contrologia.
Os exercícios de Pilates trabalham a consciência corporal, com grande foco na respiração, alongamento e força, sendo um exercício completo para enrijecimento, definição do corpo e melhora da postura. O Mat Pilates é feito no solo, sem o uso de aparelhos, e trabalha com a própria resistência do corpo e a força da gravidade, além de acessórios como a bola e a flex band (faixa elástica). A respiração correta é de extrema importância nesta técnica, para que o exercícios sejam feitos corretamente.




Estou praticando Mat Pilates há quase 3 meses e preciso dizer: é ótimo!
Diferente de outras atividades físicas, os resultados já são perceptíveis com pouco tempo de aula, com mais ou menos um mês de aula eu já sentia diferença na minha postura e a melhora da minha respiração. Agora, depois de mais algum tempo de aula, já consigo fazer outros exercícios e fico me perguntando: onde estava guardada essa flexibilidade? E isso porque são apenas duas aulas por semana!
As aulas são muito boas, no começo é muito difícil coordenar a respiração e a execução do exercício corretas, mas em mais algumas aulas você vai se aprimorando.
O melhor de tudo é que não tem contra-indicação! Pessoas de todas as idades (e sexos!) podem praticar o Mat Pilates, até mesmo pessoas com problemas nas articulações, coluna, etc, uma vez que toda a técnica é feita de modo a não prejudicar o corpo, e sim fortalecê-lo, definí-lo, melhorar sua concentração e coordenação motora, aumentar a flexibilidade, força muscular, e melhorar a postura.



Infelizmente, as aulas de Mat Pilates ainda são um pouco caras em estúdios, o que dificulta um pouco para algumas pessoas.
Quem for de Brasília, pode tentar praticar esta atividade na Escolinha de Esportes do GDF, mas já aviso que são poucas vagas e é uma das modalidades mais concorridas, vale ficar de olho no site da Secretaria de Esportes para saber sobre as matrículas. O custo é de R$ 60 por semestre, muito diferente da média de 200 a 300 reais cobrada em estúdios, mas nem por isso a qualidade é inferior, pois todos os professores são graduados e com formação específica na modalidade que ensinam. Eu faço as aulas lá e não tenho nadinha do que reclamar, além disso há outras modalidades esportivas, como natação, tênis, ginástica localizada, entre outros. Não deixe de dar uma olhada no site e ver se a oportunidade de praticar um esporte está mais perto e acessível do que você imaginava, hein?
Eu realmente aprovei a técnica, pois eu era super sedentária e com alguns poucos meses de aula já sinto diferença na força, definição e flexibilidade do meu corpo, minha respiração tem melhorado bastante, além da coordenação e equilíbrio. E esqueçam essa de resultados lentos, os resultados são rápidos e melhor ainda: duradouros.



Vocês tem alguma dúvida sobre essa técnica? Alguma coisa que vocês gostaria de saber mais sobre o Mat Pilates?
Manda um e-mail (tudoquegarotasquerem@hotmail.com) e nós podemos esclarecer dúvidas, na medida do possível e de forma responsável, sobre o Mat Pilates. Sobre esse assunto, ou qualquer outro que você queira ver no blog, eu vou buscar informações seguras e com profissionais só pra trazer para vocês.

Gostaram? Então comenta!
Beijos!

Fonte das imagens: Google

1 comentários:

RoseBoxBlog disse...

Eu faço pilates também! :)
Como tenho muitas limitações articulares é o exercício ideal pra mim! E foi o que melhor mostrou resultado, mais que musculação ou hidroginástica! Recomendo!!
Beijos

Tiemi
http://rosebox.blogspot.com

Postar um comentário

Comente, sugira, solte o verbo!

Não serão permitidos xingamentos nem ofensas, seja à equipe do blog ou às leitoras que também comentarem.

Não deixem comentários com spam. Mas é super válido você deixar seu link para também visitarmos!

Obrigada!