terça-feira, 19 de abril de 2011

Beleza das Unhas - Parte 1

Já vimos por aí aquelas dicas clássicas para ter unhas mais bonitas, fortes e saudáveis.
Em primeiro lugar, unha saudável não é necessariamente aquela unha gigaaaaante, e sim aquela sem manchas, resistente, brilhante e que não descama. A unha também é um reflexo da sua saúde e quando começa a ter certos problemas, pode estar indicando algum probleminha no seu organismo.


Unhas fracas, quebradiças, manchadasdescamando são, muitas vezes, sinal de má alimentação, deficiência de nutrientes ou relacionadas ao uso de produtos de limpeza e higiene fortes (hello, acetona!). Nesses casos, a solução é muito simples: balancear sua dieta, incluindo bastante leite e derivados (devido ao cálcio), vegetais de folhas verdes escuras (devido aos minerais), frutos do mar e peixes, pães, cereais e ovos, evitar o contato de produtos de fortes com as unhas na hora da limpeza (usando luvas nas mãos) e reduzir o uso de acetona ou substituí-la por removedor de esmalte.
Além dos cuidados citados, existem outros pontos importantes sobre uma boa saúde das unhas.

Componentes da fórmula
Assim como algumas pessoas precisam usar esmaltes hipoalergênicos porque são mais sensíveis ao formol e ao tolueno, esmaltes de baixa qualidade também podem ser prejudiciais à saúde das unhas e cutículas. Os esmaltes que contém mica (principalmente cintilantes e perolados) também podem causar alergia.
Muitos fortalecedores contém formol, produto que realmente endurece e fortalece as unhas, porém ele pode causar alergias e ressecamento com o uso em excesso.

Dica clássica, mas que não pode faltar
Não retire as cúticulas! É uma coisa que todas sabemos, mas poucas seguem. Esteticamente, até pode não ser bonito, mas a gente não pode esquecer da saúde em nome da beleza. Para entender: as cutículas são o escudo protetor de suas unhas, sem elas qualquer exército inimigo tem menos obstáculos até a junção da pele com a unha, favorecendo a entrada de bactérias, vírus, etc.
Opinião e dica pessoal: deixei de retirar as cutículas há algum tempo e senti uma grande diferença; no começo foi difícil porque eu achava feio as danadinhas lá, mas com o tempo percebi que algumas manchinhas que começavam logo na base da minha unha pararam de aparecer. Somente empurrar as cúticulas já é bem legal e cutículas hidratadas aceitam isso muito bem (mas este é assunto pra outro post!).

Tira a mão da boca, menina!
Outra dica clássica: não roer e evitar colocar as unhas na boca. Além de poder alterar o formato original da unha, o hábito de roer é prejudicial, pois a boca possui uma flora bacteriana própria e essas bactérias podem ser estranhas para a região da unha e da cutícula, assim como as unhas também são depósito de sujeira, que acabam indo parar na sua boca (eca!). Vale incluir a dica de boa higiene das unhas e mãos.

Bebeu água?
Sim, beba bastante água. Lá em cima eu disse que a unhas também são um reflexo da saúde do seu organismo? É por aí! A hidratação do seu corpo de um modo geral favorece a saúde das unhas e cutículas, além de eliminar toxinas.

Unhas postiças e unhas de gel
Também já é de grande conhecimento que os produtos usados para colagem e remoção são fortes e podem enfraquecer as unhas. Que tal fazer alguns esforços e ter unhas naturalmente saudáveis ao invés de colocar as postiças? Você ainda contribui pra saúde do seu bolso e pode comprar muitos esmaltes legais pra usar depois.

Próximo post: Hidratação e Fortalecimento!
Gostaram?
Deixem suas dúvidas sobre saúde das unhas ou sugestões para a série!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, sugira, solte o verbo!

Não serão permitidos xingamentos nem ofensas, seja à equipe do blog ou às leitoras que também comentarem.

Não deixem comentários com spam. Mas é super válido você deixar seu link para também visitarmos!

Obrigada!