quinta-feira, 21 de abril de 2011

Coisas sobre Chocolate

Ah, a Páscoa!
Ela chega e todo mundo pensa em bombons, ovos de chocolate, trufas...
Toda garota gosta de chocolate, nem que seja pra usar no cabelo.
Depois vem a preocupação com a pele, os efeitos na balança, entre outras coisas.
Para comer sem culpa, algumas coisas muito interessantes sobre o chocolate:


O chocolate já foi considerado afrodisíaco e nos deixa com sensação de prazer e felicidade, pois estimula a liberação da serotonina. Essa iguaria ainda pode ativar também certos receptores que causam sensação de sensibilidade e euforia. Hoje ainda não há comprovação científica da propriedade afrodisíaca.

Chocolate pode viciar! Os chamados chocólatras são pessoas que comem chocolate compulsivamente e uma explicação está ali mesmo na liberação da serotonina: você gosta de ter a sensação de prazer e sabe que o chocolate pode lhe trazer isso.

Existem muitas controvérsias a respeito do chocolate dar espinhas ou aumentar a acne. Alguns especialistas afirmam que a predisposição genética é muito mais forte para determinar a acne do que a ingestão de alimentos "que dão espinha"; outros já afirmam que os alimentos com alto índice de glicose de modo geral contribuem para isso. O consumo moderado aliado a cuidados com a pele (principalmente as oleosas) auxiliam no controle da acne.

O consumo de uma porção pequena de chocolate, o equivalente a dois quadradinhos (principalmente do chocolate amargo, que possui maior teor de cacau), diariamente pode incluir desde benefícios ao sistema circutlatório, reduzindo o riso de ataque cardíaco, propriedades anticancerígenas e estimulantes cerebrais, além do cacau ser antioxidante. O consumo em excesso pode causar problemas como a obesidade.

Chocolate branco é mais rico em gordura hidrogenada e mais pobre em cacau. Constituído apenas da manteiga do cacau, não possui certas substâncias benéficas ao organismo. Já o chocolate ao leite possui essas substâncias e é menos gorduroso, mas quando acrescido de sementes e cremes tornam-se mais calóricos. O chocolate amargo por sua vez é mais benéfico por conter maiores concentrações de cacau, preservando, assim, substâncias boas para o organismo. É importante observar os chocolates Diet, pois em geral são mais gordurosos para preservar a textura que é perdida ao substituir o açúcar por adoçantes.

Sabe mais alguma coisa legal sobre chocolate? Conta pra gente!
Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, sugira, solte o verbo!

Não serão permitidos xingamentos nem ofensas, seja à equipe do blog ou às leitoras que também comentarem.

Não deixem comentários com spam. Mas é super válido você deixar seu link para também visitarmos!

Obrigada!